Notícias

De forma inédita, a Câmara Legislativa do DF, por iniciativa do Deputado Bispo Renato Andrade, vai realizar um ciclo de debates sobre dislexia. O evento faz parte da programação da Semana da Dislexia, comemorada nacionalmente e será realizado nesta sexta-feira (6), no auditório da Casa.

Terça, 19 Setembro 2017 14:39

Sessão solene comemora 61 anos da Novacap

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou sessão solene na manhã desta segunda feira em homenagem ao aniversário de 61 anos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital – Novacap. Além da solenidade, foi inaugurada uma exposição histórica sobre a trajetória da empresa pública. Os trabalhos estão expostos na Galeria Espelho D'água, próximo ao plenário da Câmara.

Os professores com deficiência da carreira Magistério Público poderão ter prioridade no procedimento de escolha de turmas. Este é o objetivo de projeto aprovado pela Comissão de Educação, Saúde e Cultura na manhã desta quarta-feira (30). O PL nº 1.084/2016, proposto pelo deputado Bispo Renato Andrade, altera a Lei nº 4.317/2009, que trata sobre a Política Distrital para Integração da Pessoa com Deficiência. Se aprovada, a medida deve beneficiar cerca de 600 profissionais da área de educação.

A Câmara Legislativa realizou sessão solene nesta quinta-feira (10) em homenagem ao Dia do Advogado. A iniciativa partiu dos deputados Bispo Renato Andrade e Raimundo Ribeiro, ambos advogados por profissão. A solenidade foi realizada no plenário da Casa, tomado por centenas de advogados. Bispo Renato destacou a importância da advocacia para o bem estar social. "Não há julgamento justo sem advogado. Esse profissional desempenha um importante papel público ao garantir o direito ao contraditório",  afirmou o distrital.

A renovação automática do requerimento para imunidade tributária foi estendida para as entidades educacionais e de assistência social. A lei nº 5947/2017, de autoria do Deputado Bispo Renato Andrade, que garante o benefício para entidades religiosas, inseria as instituições sociais na proposta original, mas foram vetadas pelo governo, no ato da sanção da lei. Na tarde desta terça-feira (8), a Câmara Legislativa derrubou os vetos do executivo, ou seja, a proposta valerá igualmente para todas.

Na sessão ordinária desta terça-feira (8), deputados distritais cobraram do GDF a realização de nova licitação para o transporte público. O deputado Bispo Renato Andrade, ex-presidente da CPI dos Transportes, comemorou nova decisão do Tribunal de Justiça do DF anulando os contratos celebrados com as empresas Piracicabana, Pioneira e Marechal.

O pedido foi feito e o Deputado Bispo Renato Andrade atendeu: a partir de agora, as igrejas e os templos religiosos de qualquer culto não precisam mais renovar o benefício da imunidade tributária, garantida pela Constituição. A novidade foi confirmada com a sanção da lei nº 5947/2017, publicada nesta quarta (2) no Diário Oficial.

Com o objetivo de reforçar os reservatórios e minimizar os efeitos da crise hídrica no Distrito Federal, a Câmara Legislativa aprovou, nesta segunda-feira (26), o Projeto de Lei Complementar nº 109/2017, mais conhecido como a Lei da Permeabilidade. Presidente da Comissão de Meio Ambiente, o Deputado Bispo Renato Andrade relatou o projeto pela sua aprovação e afirmou acreditar que a proposta vem para melhorar a capacidade de infiltração das chuvas, “beneficiando a população e o meio ambiente”.

Em audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (22) no plenário da Câmara Legislativa, técnicos de enfermagem denunciaram uma série de irregularidades envolvendo a contratação de profissionais para prestação de serviços domiciliares por cooperativas de saúde do DF. Os debates foram mediados pelo deputado Bispo Renato Andrade e contaram com a participação de trabalhadores, sindicalistas, representantes de cooperativas e autoridades do GDF e do governo federal.

Pelo segundo ano consecutivo, o Deputado Bispo Renato Andrade protocolou emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para garantir a previsão de nomeação de servidores para o sistema de saúde do DF. “A saúde pública se encontra em uma situação muito delicada, onde falta até o básico”, lamenta o parlamentar. “Nomear novos profissionais não resolve o problema em sua totalidade, mas certamente ajudará muito”, acrescenta.

BIOGRAFIA

Renato Andrade dos Santos, 53 anos, é casado com Maria das Dores. Nasceu em Patos de Minas, interior mineiro. Também conhecido como Bispo Renato, é evangélico e bacharel em Direito, formado pelo Centro Universitário de Brasília – UniCEUB.

Antes de se integrar à vida pública, Renato Andrade foi engraxate, vendedor de jornais, entregador de pães, office-boy, técnico em edificações e topógrafo, quando então percebeu sua vocação para a vida pública.

Em 2006 foi nomeado Administrador Regional do Riacho Fundo II. Tomou posse na Câmara Legislativa do Distrito Federal em 2007. Foi Secretário de Estado do Entorno, na gestão de 2011 a 2012. Em setembro de 2012, foi nomeado Secretário de Estado de Trabalho, onde ficou até abril de 2014. Com 14.216 votos, Renato Andrade foi eleito Deputado Distrital para a sétima legislatura da Câmara Legislativa do DF.

Durante todos esses anos na vida pública, integrou o Conselho Gestor do Hospital de Base (HBDF), o Conselho Distrital dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH), e o Conselho de Segurança Alimentar (Fome Zero). Foi membro doConselho de Gestão do Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do Distrito Federal (COPEP/DF), do Conselho do Meio Ambiente (CONAM/DF), do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES/DF), e do Conselho Administrativo da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (COARIDE). Participou ainda do Fórum Permanente da Micro Empresa e Empresa de Pequeno Porte do DF, do Comitê de Erradicação da Pobreza Absoluta, foi integrante do Grupo de Trabalho sobre o transporte público da RIDE (SUDECO/ANTT) e membro do Comitê Organizador Brasília Copa/2014.

MANDATO

Nesse espaço você pode acompanhar o nosso mandato. Conheça as bandeiras, acompanhe as proposições, entenda melhor cada projeto de lei e fique por dentro de todas as novidades.

PRINCIPAIS EVENTOS

Encontre aqui as datas dos principais eventos, sessões solenes e audiências públicas.
Participe com a gente!

MANDE SUA IDEIA

Você também pode participar do mandato enviando sugestões, propostas, ideias de projetos, pedidos, dúvidas ou críticas.
Escolha abaixo a melhor forma de envio: texto, vídeo ou imagem/foto.

TEXTO

 

Descreva e compartilhe sua ideia

ESCREVER
VÍDEO

 

Compartilhe o link com o vídeo da sua ideia para que todos possam assistir

POSTAR
UPLOAD

 

Faça o upload de uma imagem ou apresentação com sua ideia

CARREGAR

NEWSLETTER

Precisa falar com a gente?
Então preencha o formulário abaixo e nós entraremos em contato.