Biografia

    Renato Andrade dos Santos é mineiro, advogado por formação e pastor evangélico. Casado com Maria das Dores há mais de 20 anos, sempre sonhou em trabalhar pelo próximo. Aos 18 anos de idade, ingressou no serviço público para realizar este sonho. Em sua vida na política já foi Administrador Regional, Secretário de Estado e Deputado Distrital. Em todas as funções, Bispo Renato defendeu dignidade e melhor qualidade de vida para a população do Distrito Federal.

    A regularização fundiária dos templos religiosos e instituições de assistência social é uma luta de mais de 20 anos, que gera excelentes resultados até hoje. Centenas de escrituras já foram entregues. Mas sua vida pública não é pautada em religiões. Quando assumiu a Secretaria de Estado de Trabalho, conquistou o menor índice de desemprego da história do Distrito Federal. Além disso, importantes leis no DF são de autoria do parlamentar, como a lei que regulamenta os Food Trucks, o tratamento da epilepsia na rede pública de saúde, a lei que combate as pichações, dos 30 minutos para sair de estacionamentos e a lei dos papa-lixos, totalizando mais de 30 leis em vigor no DF.

    Na Câmara Legislativa, destinou recursos para grandes investimentos, principalmente nas áreas da saúde e educação. É um forte defensor do servidor público. Para Bispo Renato, a prioridade máxima deve ser a continuidade do trabalho que iniciou há muitos anos, mesmo antes de ingressar no serviço público.

2007 - ADMINISTRADOR REGIONAL DO RIACHO FUNDO II

Bispo Renato Andrade foi Administrador Regional do Riacho Fundo II no ano de 2007. Reivindicações como o posto de saúde 24 horas, o terminal de ônibus e o asfaltamento e iluminação das quadras Q-4 e Q-6 se tornaram realidade no período em que esteve à frente da Administração. A cidade cresceu muito, mas até hoje, a população é beneficiada com as ações de sua gestão.

2007 - DEPUTADO DISTRITAL

Ainda em 2007, Bispo Renato Andrade tomou posse em seu primeiro mandato como Deputado Distrital. Importantes pautas entraram em vigor nessa época, como o Programa de Prevenção à Epilepsia, lei de sua autoria, que posteriormente foi atualizada para importar o canabidiol como medicação na rede pública de saúde. Bispo Renato presidiu a CPI da Gautama, que em seu relatório final denunciou 24 pessoas ao Ministério Público por irregularidades relativas às obras de construção da barragem da Bacia do Rio Preto. Mais de 270 proposições foram protocoladas em seu mandato, entre projetos de lei, requerimentos e indicações de obras ao governo.

2011 - SECRETÁRIO DA REGIÃO METROPOLITANA

Depois de alguns anos na Câmara Legislativa, Bispo Renato foi convidado a assumir a Secretaria de Estado da Região Metropolitana, popularmente conhecida como Entorno do Distrito Federal. Realizou Conferências Regionais nas cidades, para discutir saúde, educação, segurança e outras importantes pautas, vindas da população. Na época, mediou a greve dos transportes do entorno sul e trabalhou pela instalação do Banco de Brasília (BRB) em todas as cidades do entorno. Até hoje, Bispo Renato sonha em transformar a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno em um corredor econômico. Um sonho da época que ainda vai se tornar realidade.

2012 - SECRETÁRIO DE TRABALHO

Em 2012, Bispo Renato foi convidado a assumir um desafio ainda maior: ser Secretário de Estado de Trabalho. A geração de emprego e renda, em sua gestão, foram as melhores da história do Distrito Federal. A taxa de desemprego chegou a incríveis 9%, índice recorde, de apenas um dígito, nunca antes vivido pela população da capital federal. Na Secretaria de Trabalho, Bispo Renato chegou à marca de mais de 10 mil pessoas certificadas através do Qualificopa, um programa de qualificação profissional para a Copa do Mundo de 2014. Milhares de pessoas conseguiram uma colocação no mercado de trabalho após a conclusão do curso. O programa Prospera, linha de crédito produtivo orientado, emprestou mais de R$15 milhões a micro e pequenas empresas, pequenos empreendedores dos setores formal e informal da economia, como feirantes, artesãos, trabalhadores autônomos, empreendedores individuais – MEI, e pequenos produtores rurais. Nessa época, a Secretaria de Trabalho bateu todas as metas de inserção no mercado de trabalho estipuladas pelo Ministério do Trabalho através das Agências do Trabalhador.

2015 - DEPUTADO DISTRITAL

Nas eleições de 2014, Bispo Renato foi um dos candidatos com maior número de votos no DF. Com isso, em 2015, tomou posse em seu segundo mandato na Câmara Legislativa. Logo no primeiro ano, Bispo Renato presidiu a CPI dos Transportes, onde 17 pessoas foram indiciadas ao Ministério Público no relatório final por irregularidades na licitação dos ônibus. Sacha Reck, advogado e mandante da licitação, foi preso em Curitiba. Também no início do mandato, Bispo Renato conquistou a aprovação de importantes leis, como a instalação de containers comunitários - papa lixos - nas cidades, o sorteio do programa Nota Legal e a regularização dos Food Trucks. Ainda no início do mandato, Bispo Renato abraçou a bandeira da saúde e da educação, destinando recursos para ambas as áreas. Milhares de novos servidores foram nomeados para o sistema de saúde desde então, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e muitos outros. Dezenas de escolas puderam ser reformadas e equipadas com as emendas do Deputado Bispo Renato. Na área da regularização fundiária, outra importante bandeira no mandato, entregou mais de 150 escrituras para instituições religiosas e sociais, além de trabalhar pela regularização das cidades, como Vicente Pires, Ceilândia e Samambaia.

Contato

Gabinete

Quadra QNM 1 Conjunto A, 23, Lote 23 72215-011 - Brasília - DF

E-mail

renatoandradedosantos@gmail.com